Adensamento Estação Orfanato

Projeto Adensamento e Requalificação entorno da nova estação Orfanato
DIRETRIZES DAS ÁREAS AMPLIADAS - SETOR A
- Através do planejamento urbano chamado DOTS (Desenvolvimento Orientado de Transporte Sustentável) procuramos promover o adensamento construtivo e populacional ao longo do eixos de transporte de massa: área delimitada para o PUSO, no entorno da futura Estação Orfanato, (extensão da Linha 3 Verde do Metrô).
- Estudo para uso de Coeficiente de aproveitamento 4 de forma ponderada para áreas que suportem tal formação (Possibilidade de transferência de potencial construtivo).
-Adequação Viária Rua Cananéia, reconfiguração de greide longitudinal da via (declividade de 11% para 5,8%) permitindo fluxo de ônibus e ciclistas, possibilidando a formação dos corredores binários (Rua Orfanato - Rua Cananéia) : Ligação centro-bairro.
- Qualificação das calçadas: fechamento do trecho da Rua Dr. Sanarei frente a futura estação (aumento da declividade devido ao reorganização do greide Rua Cananéia) gerando passagem exclusiva para pedestres (exceção dos acessos para os edifícios privados).
- Abertura fruição quadra frente a estação:
Afim de promover fluxo de pedestres para travessia segura na faixa central da Rua Orfanato: percurso agradável visando uso das áreas públicas e incentivando comércio e serviços para as proximidades da estação (futuro desenvolvimento do bairro), e valorização da fachada do memorial.
-Praças que articulam a morfologia urbana e criam espaços de respiro e convívio.
- Valorização do entorno visando o interesse imobiliário: Implantação e melhoramento das Fachadas ativas nos corredores comerciais, junto ao alargamento de calçadas nas áreas de influência dos eixos e novas áreas destinadas aos ciclistas.
DIRETRIZES DAS ÁREAS AMPLIADAS -
SETORES B E C
- Reorganização dos anexos da igreja permitindo criação de maior área arbórea com fundos para a praça linear.
- Solução do sistema viário para as confluências Orfanato x Vila Ema x Itapiji x Oratório, adequação de nova praça para abrigar o fluxo de pessoas para a nova estação, possibilitando maior massa árborea para a região, com um desenho urbano que promove valorização das áreas de vizinhança.
- Projeto da quadra central: solução de platôs formadores de um percurso transversal através de uma praça linear com grande área arborizada, promovendo assim ligação com o metrô. Abriga empreendimentos de grande porte de uso misto.
- Acesso ao talude central através de emprendimento que qualifica frente para Rua Francisco Polito.
- Preservação: Integração dos novos emprendimentos residenciais e institucionais da quadra central com a vegetação existente. Remanejo escola existente para outro extremo da quadra central.
-Memorial Orfanato: Novo Museu para área. Fácil acesso devido a futura estação, incentivo à cultura.
- Projeto Biblioteca: Afim de promover a valorização da fachada do Memorial Orfanato, na praça entre a confluência das ruas Orfanato e Francisco Polito, foi proposto uma biblioteca, que a partir do remanejo das curvas de nível possibilitou o uso do subsolo, liberando uma grande área livre no térreo e a criação de espaços interessantes em cotas distintas.
![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() |
![]() |