top of page

Projeto Escola Secundária

ESCOLA SECUNDÁRIA NOVA PARAISÓPOLIS 
 

O Projeto Escolar está inserido em um terreno localizado no cruzamento da Avenida Giovanni Gronchi com a Rua Major José Marioto, no bairro de Paraisópolis, São Paulo. 

O tema educação é objeto constante de estudo e intervenção para os arquitetos, que buscam materializar os ambientes de ensino. Este projeto foi idealizado a partir do pressuposto que o edifício escolar deve ser uma expressão cultural de uma comunidade.

O estudo inicial  buscou reconhecer a influência da escola em seu entorno próximo. A primeira análise comprovou um grande déficit de equipamentos públicos disponíveis na área, dentre eles locais como praças, áreas de convívio e lazer para a vizinhança. 

A concepção do projeto se deu em virtude da declividade do terreno que a partir da subtração de volumes da lamina principal permitiu a criação de variados platôs, propiciando acessos em diferentes níveis. Um grande corredor central atravessa toda a edificação permitindo o acesso a todo os ambientes, interligando os dois extremos do projeto. Toda distribuição do programa foi pensado a partir do pátio central, que abriga as áreas de convívio da escola (refeitório, cantina, grêmio e quadra).

Foram criados nos andares terraços que funcionam de respiro para os alunos, assim é possível apreciar a vista leste,  que a partir da topografia declive do terreno permite uma visão periférica de toda comunidade.

 

O programa foi dividido em três blocos (direção, vivência + pedagógico e apoio), que se interligam através de rampas, passarelas e patamares. A via que cruza o meio do lote foi utilizada como base para a divisão dos blocos, a partir deste eixo, que se liga a uma das vielas de acesso à vizinhança, foi criado uma passagem central no projeto, que quebra com o confinamento das salas de aula e produz um lugar descontraído e de encontro.

A busca pelos terraços propicia uma fachada dinâmica que destaca-se tanto no gabarito quanto no uso de cores (amarelo e azul). Para a cobertura optamos pelo uso do teto verde pensando especialmente no conforto térmico da escola. Os brises horizontais foram dispostos nas faces norte e sul. Todo projeto foi pensado afim de explorar a permanência dos alunos dentro do espaço educacional.

A proposta desta nova escola é a de qualificar seu entorno, criando espaços destinados à comunidade, produzindo assim um novo contexto. Apesar da formação de uma empena relativamente alta para a região, os grandes vazios que acontecem ao longo da circulação permitem a apreciação da vista interna e externa  tornando o ambiente ao mesmo tempo que acolhedor para os alunos, permeável para quem circula no entorno. 
 

 

1
Acesso Principal
Implantação
Prancha de Apresentação
Prancha de Apresentação
Prancha de Apresentação
Prancha de Apresentação
Terraços
Pátio Interno
Fachada Salas
Sala Interna
Acesso Alunos
Refeitório e Auditório
Vista Comunidade
Auditório
Maquete
Maquete

2019 - Thabata Passarella

bottom of page